segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ver para crer

Eu estaria mais tranquilo se fosse realizar a prova do enem com erros, dessa vez, o frio na barriga pegou minha mulher também. A ultrassonografia requer uma dose de coragem, que só contribui para a emoção do momento. Óbvio que é um procedimento seguro, mas não é nada óbvio ver as entranhas humanas ao vivo! A ansiedade não é pouca e perguntas nada lógicas rondavam minha mente: será que tem um bebê lá dentro mesmo, será que está sendo bem formado, será que tem dois bebês, já imaginou se a dotôra faz cara de dúvida e chama alguém para ver o exame também, ai Jesus...


Já de cara a clínica surpreendeu pela beleza, tem decoração de sala de estar, tranquilizante, tons coloridos suaves, iluminação tênue, melhor que muito quarto de motel, mas é importante você deixar o aspecto sexual de lado, pois bem na sua frente, a ultrassonografista vai pedir para sua mulher tirar a calcinha e abrir as pernas, enquanto ela coloca uma camisinha (ufa! melhor assim) e bastante gel (com esse calor, vai bem um geladinho!) no "equipamento" a ser introduzido... Deixe os detalhes para lá, o importante é o seguinte, o primeiro ultrassom é transvaginal, logo nunca deve ser feito com um ultrassonografista homem, pois o pai não vai suportar a cena e poderá sair machucado.


Então começam as imagens, assumo meu papel de leigo, fico quieto, atento e embarco numa viagem fantástica, com os olhos aguçados para ver meu filho, a primeira parada é no colo do útero, depois ovário direito (de onde saiu o óvulo), ovário esquerdo (que está normal), então ficamos sabendo que não teremos gêmeos. Quando achei que estava vendo o bebê, a dotôra fala "está vendo aquela bolinha ali no fundo... é o saco vitelínico, que está muito bom." A dotôra é nossa simpática guia por um mundo cavernoso, se ela não vai dizendo que está tudo bem, não temos como saber. Sem ela não encontraríamos nosso filho, também, o danado estava de ponta cabeça, o peito arfante, o coração pulsante e, pasmem, podemos ouvi-lo! O som ritmado dos batimentos cardíacos tomou a sala toda, coisa de cinema.

Saí do exame mais pai do que entrei. A paternidade está me tomando aos poucos, quando recebo os parabéns, sinto que estão me transmitindo boas energias, mas não sei exatamente o porquê, vamos descobrir juntos o que isso quer dizer.

É isso, o bebê (para os técnicos, embrião) passou no primeiro exame de sua vida. Ele já tem 1,04 centímetros, vive há sete semanas e quatro dias, seu coração bate a 147 bpm (acho que a mamãe acelerou o bebê) e a data prevista do parto é 21/06/2011 (bom sinal, pois é anivesário do meu irmão).


PS: No texto, não tive como evitar a palavra "filho", que tem um força afetiva e simbólica insubstituível e indispensável nesse primeiro contato. No masculino, sem preconceitos bobos, pois na língua portuguesa o masculino faz o papel do gênero neutro. Dispensei o recurso do parêntesis - meu(minha) filho(a) - pois me parece documento mal escrito, que minha virtude profissional rejeita. Não sabemos o sexo do bebê, ainda não é o momento.

2 comentários:

  1. Queridos, eu me emocionei.... ri e chorei com os comentários deste PAI super ativo!!! Tati e Marcelo, conheço vocês a tão pouco tempo, e o tempo que passo com vocês é muito rápido e as conversas duram somente alguns minutos e sempre são interrompidas...srrsrsr
    O que quero dizer é que, eu já tinha uma imagem linda de vocês, pois transmitem um amor tão intenso um pelo outro que acaba contagiando meu salão quando chegam. Agora, lendo este blog escrito de modo fantástico, posso dizer que conheço mais um pouquinho de vocês, sempre o melhor de vocês.
    Que Deus ilumine cada instante de vocês!!!
    Um grande beijo para os 3!!!! Raquel - Pilão.

    ResponderExcluir
  2. Raquel, muito obrigado! Pela mensagem e pelo restaurante. No Pilão, não encontramos apenas uma comida boa, encontramos alimento para corpo e alma, sentimos todos os dias que os pratos, o ambiente, tudo foi preparado com amor e carinho. Sempre que chegamos lá, é como se já estivessem nos esperando, muito acolhedor. Sei como é difícil manter o ambiente sempre com alto astral, mas vocês conseguem. Muita benção para você e Luis Francisco. Marcelo, Tati e Bebê.

    ResponderExcluir