quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oligoidrâmnio

 Exatamente uma semana atrás fizemos o ultrassom, com 21 semanas de gestação. Está tudo bem, mas passamos momentos de forte emoção, vida mesmo, não era cineminha.

 Um dos muitos objetivos desse ultrassom é apurar a quantidade de líquido amniótico no útero (ILA), o normal desse índice é entre 8 e 18. Como foi constatado que estamos com 8, podemos concluir que está tudo certo. Mas as coisas não aconteceram bem assim, pois o índice baixo é um sinal de alerta, então vamos repetir esse exame em 30 dias e foi determinado pela médica alguns dias de repouso, tomar bastante líquidos e outras providências. 

 Fiquei bastante apreensivo e confuso, pois essa notícia se misturou com muitas outras, pequenas ou grandes, relacionadas com o bebê ou não, formando um drama que acho desnecessário escrever aqui.

 Basta dizer que meu discernimento ficou embaralhado, olhava para minha esposa e não sabia se ela estava ansiosa, se eu estava ansioso, se eu estava deixando ela ansiosa e, reflexamente, ficando mais ansioso. Já não sabia se havia problema ou se o problema era eu mesmo. Acreditem vocês, nesses dias a desordem era tanta que nem o ditador egípcio Hosni Mubarak suportou!

 O ciclo de ansiedade já se rompeu. Para retomar a paz não há segredos, basta recuar um pouco, concentrar-se no essencial, não querer resolver tudo de uma só vez, deixar algumas coisas de lado ou para trás, conversar com familiares e amigos, praticar esportes e apreciar obras de arte.


Um comentário: