sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Casar ou ter filhos?

 Depois de um silêncio, um sorriso maroto, um olhar astuto, minha esposa me perguntou:  o que é mais difícil para você, casar ou ter filhos? Antes de pensar na resposta, fiquei pensando na pergunta, que era bem mais interessante. Minha esposa tem essa inestimável capacidade de me surpreender.

 Depois da profusão da adolescência, onde tudo é primeiro, como na Vila  Esperança de Adoniran Barbosa, parece-me que a vida pessoal do homem encontrará mais dois momentos de genuína descoberta e transformação: casar e ter filhos.

 Reza a tradição que o caminho deve seguir essa ordem, primeiro casar, depois ter filhos. A certidão de casamento funciona(va) como uma Carteira Nacional de Habilitação, uma licença atestando sua habilidade para pilotar seus filhos.

 Num passado recente, se uma criança nascesse sem prévio casamento dos pais, azar, nasceu em desgraça, era considerado um bastardo cujo destino só poderia ser salvo pelo casamento dos pais, ainda que posterior. Minha intuição diz que esse sistema foi útil em algum momento da história, mas é certo que hoje está totalmente falido.

 Porém uma coisa permanece: a seqüência dos módulos. Você até pode ir direto para o Módulo II - Ter filhos, mas automaticamente fica convalidado o Módulo I - Casar. Ou seja, se você cursa o Módulo II com o mínimo de aproveitamento, ganha o título do Módulo I, ainda que você  tenha sido sumariamente reprovado nas provas, tenha faltado em todas as aulas e se recuse a assinar seu diploma (que neste caso é um livro do cartório). 

 Essa aprovação automática é o motivo da grande surpresa do namorado que recebe a notícia da namorada: estou grávida! No susto, ele responde: mas eu não queria casar!  

 A mulher astuta, para tranquilizar o macho repentinamente despertado e amedrontado, certamente vai responder, mas ninguém falou em casar, e o macho, voltando a ser homem, vai compreender, mesmo que seja no esquema "me engana que eu gosto".
  
 Minha avó, relembrando sua mãe, transmite com muito bom humor uma idéia que por muitas gerações vem passando de mães para filhas e noras. Dizem elas que o homem é a cabeça do casal, mas a mulher é o pescoço, que vira a cabeça para onde quer. 

Não sei qual passagem é mais difícil para mim, o casamento ou a paternidade.  Pessoalmente, gosto das coisas assim, uma de cada vez, sem atropelos, está dando certo, o casamento vai bem e estou pronto para ser papai.



 http://www.youtube.com/watch?v=x0qKFtjb4PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário