sexta-feira, 27 de maio de 2011

Despedida de solteiro

  
 Fim de semana retrasado nos retiramos ao Teto do Cafundó. Como o nome diz, um lugar alto e longe. Na verdade, não é tão longe assim, mas o suficiente para nos sentirmos distantes da cidade e suas poluições. 
 Já tinha o lugar em mente, São Francisco Xavier, na Serra da  Mantiqueira, então foi mais fácil procurar a pousada pela internet, logo achei um site bonito, com fotos maravilhosas, tudo perfeito, a não ser meu jeito sempre desconfiado: será que a realidade corresponde ao bem-estar que as imagens transmitem? 
 Como meu pai sempre diz, quem não arrisca, não petisca, então parei de pensar no que poderia dar errado e liguei para fazer a reserva. Lotado! Que azar, mas mantive a esperança, deixei meu celular e um pedido para retornar se houvesse desistência. Que sorte! Conseguimos um chalé.
 Ainda que fosse apenas 19h., chegamos lá com a noite densa, apreensivos após percorrer uma rodovia sinuosa, um trecho íngreme de estrada de terra, um frio de arrepiar. Na verdade, isso só contribui para o charme do local, pois não tivemos dificuldades em chegar à pousada e, estacionado o carro, já fomos prontamente atendidos.  
  Ficamos muito à vontade. Estar na pousada é melhor do que ver o seu site. O chalé tem o cheiro certo! É tanta madeira, que manter o odor agradável não deve ser fácil. Não dei um espirro sequer. Tudo muito limpo, muito certo, muito completo, muito bem pensado. Acreditem, não só a cama, mas também o ofurô, tem vista para a admirável paisagem. Para a noite, as velas já estão arrumadas e um acendedor estrategicamente localizado. É só acender e ser feliz.
 Os objetos que ornam o chalé - e toda a pousada - não são apenas belos, são também interessantes, peculiares, combinam entre si de uma maneira especial. Tive a sensação de que nada ali foi comprado para montar uma pousada, tudo foi comprado para eles mesmos, os proprietários (talvez fosse melhor chamá-los de idealizadores) da pousada, que abrem sua casa para receber pessoas amigas.
 Quando fui informado de que o local tem uma dvdteca, nem me interessei, pois já imagino que vou encontrar apenas os grandes sucessos de bilheteria, americanos. Dessa vez, para minha surpresa, não foi assim, pelo contrário, tive o prazer de reencontrar alguns títulos e reviver boas lembranças, de filmes que já assistimos juntos: Cinema, Aspirinas e Urubus, O banheiro do papa, A culpa é de Fidel, Volver...  Escolhemos ver "Leonera", para nossa surpresa, retrata a vida de uma mulher grávida na prisão, onde dá a luz e cria seu filho. Aparentemente, é a antítese do luxo que estávamos vivendo. Filmão.
 O café da manhã foi surpreendente, não havia aquela mesa enorme para você se servir, você era servido! Escolhi apenas que suco queria tomar (as opções eram interessantes) e, não sei como, já descobriram que eu não gosto de bacon, ovos, salsicha. Gosto de começar o dia comendo frutas, que nessa ocasião, vieram preciosamente cortadas e apresentadas no prato. Depois, nos trouxeram um crepe com queijo quente, preparado na hora, por fim, pães quentinhos, manteiga, requeijão, geléia, frios. Tudo com a maior qualidade. Poucas quantidades, muita diversidade. Comemos de tudo um pouco e ficamos satisfeitos, plenos de corpo e alma, sem necessidade de nos sentir pesados. 
 Essa minha descrição já se estende e isso me entristece. Lembro-me dos livros de Eça de Queiroz que fui obrigado a ler na adolescência, desde então, tenho uma aversão por longos textos descritivos. Deixe-me então dizer algo que talvez explique e substitua todas as descrições. É impossível compor um ambiente tão agradável apenas com dinheiro e objetos. É preciso amor, vida, pessoas.
 O Renato e Tatiana, que são os idealizadores e mantenedores da pousada, receberam-nos pessoalmente, com tal satisfação e alegria, que tive a impressão de estar reencontrando velhos amigos em sua casa. Há algo de especial, uma espontaneidade, que é muito diferente de ser recebido por um profissional da hotelaria, treinado em cursos, que por melhor que sejam, tem algo de artificial. 
 Eles já viajaram o Brasil e o mundo, a todo momento, tinham algo interessante ou divertido para nos dizer. Seja um acontecimento, um filme, uma notícia, um livro, um novo signo do zodíaco, um objeto, uma pessoa. Nenhum alimento nos foi servido sem uma contextualização, que agregava mais sabor e sentido. São mestres na arte de bem receber.   
 Esse fim de semana, tive a felicidade de saber exatamente o que eu queria (afastando a dúvida e a confusão que assombra àqueles que consideram as múltiplas possibilidades) e alcançar esse desejo, ainda sobrando espaço para me surpreender positivamente. 
 Vivemos o que me pareceu, na falta de um nome melhor, uma "despedida de  solteiro". A pousada não é adequada para crianças, não poderemos voltar lá tão cedo. Depois de quase cinco anos de casado, os passeios românticos, os jantares a dois, certamente vão acabar. Que venham os hotéis-fazenda!
 site da pousada (não ganho comissão): http://www.tetodocafundo.com.br/

3 comentários:

  1. Marcelo e Tati
    Agora outros passeios estão por vir...
    Nós também aproveitamos o mesmo tanto que vocês quando 'solteiros', afinal levamos 4 anos para termos nosso Phelipe.
    Este tempo é inesquecível, momentos únicos, que serão substituídos por outros tão diferentes que parecerão de 'outro mundo'!
    Que bom ver outra etapa da vida seguindo!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcelão,
     
    Primeiramente, manda um beijão para a Tati e outro para a Alice.
     
    Esses dias eu e a Dani estávamos pensando em vocês, pensamos que a Alice já está para chegar, que estamos com saudades e precisamos visita-los, mas agora já está quase na hora da Alice nascer e é melhor esperarmos um pouco.

    Eu estava para te ligar quando hoje voltando do almoço pensei, vou dar uma lida no blog dele, e foi uma ótima ideia, agora me sinto como se tivéssemos nos encontrado e você me contado todas as novidades da sua vida, pqp, como você escreve bem, a única desvantagem de eu ter lido o seu blog, foi que eu matei a saudades que eu estava de vocês, mas vocês continuam com saudades de mim rss.
     
    Fico muito feliz com os últimos acontecimentos da sua vida:
    - a “despedida de solteiro” é sempre gostoso relaxar, a mudança vai ser grande, mas acho que vai ser muito boa.
                    - e principalmente ao fato da sua filha nascer corintiana, fico muito feliz de saber que está tudo bem, torço muito para que tudo ocorra conforme o planejado, e a medida que o tempo for passando, ela e a Tati serão naturalmente convertidas ao nosso querido Palestra.
     
    Por falar nisso, tem jogo do Palmeiras no fim de semana, vamos?

    Sobre te visitar, acho que eu e a Dani nunca mais iremos te visitar, pois como não conseguimos ir nos meses de abril e maio, agora fica aquela correria para vocês e por mais que você venha a negar, agora certamente atrapalharemos, mas quando a Alice já estiver entre nós, certamente faremos uma visita para conhecer a Alice, e depois novas visitas para ver como ela fica mais linda a cada dia.
     
    Ou seja, prepare-se porque você e a Tati, não receberão visitas por um bom tempo, a partir de agora, a Alice passará a ser visitada muitas vezes nos próximos meses e se vocês estiverem lá, até podemos  bater um papo rss.

    Abraços

    Olavo

    ResponderExcluir